DENTÍSTICA

Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

PROFILAXIA: A profilaxia dental, também conhecida como limpeza, é o procedimento no qual o CD remove o tártaro dos dentes do paciente. O tártaro promove a inflamação da gengiva, que fica inchada, mais avermelhada e sangra durante a escovação. Se nada for realizado o processo pode evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando perda do osso de suporte, levando a perda dental. Portanto, recomenda-se aos pacientes realizarem a profilaxia/limpeza periodicamente de 6 em 6 meses.

CLAREAMENTO: O sorriso é considerado um acessório fundamental que compõe a aparência e a apresentação do indivíduo na sociedade. O novo padrão estético é representado por dentes brancos, bem contornados e corretamente alinhados. Sendo assim, dentes escurecidos interferem na aparência do sorriso e podem provocar perda da auto-estima.

Alterações na cor da estrutura dentária podem ser decorrentes de fatores extrínsecos ou intrínsecos. As manchas extrínsecas geralmente são adquiridas e estão associadas a substâncias corantes como café, vinho e tabaco, ao acúmulo de placa e ao uso de alguns tipos de medicamentos. Essas manchas são superficiais e de fácil remoção. Já as alterações intrínsecas podem ser relacionadas à formação dos dentes, ou adquiridas através de um trauma dental e necrose pulpar. Classificam-se as técnicas de clareamento associadas aos dentes vitais em:

Clareamento caseiro – Administrado pelo paciente sob supervisão do cirurgião-dentista (utilizando uma placa de silicone e géis clareadores fornecidos pelo cirurgião).

Clareamento em consultório – Para obtenção de uma resposta mais rápida ao procedimento, é realizado no consultório odontológico com 3 sessões em 1 semana.